Pontes

O problema central da Teoria dos Nós é classificá-los. “Classificar” significa saber listá-los todos mesmo que sejam infinitos, como é o caso, e saber dizer, para cada curva, qual nó dessa lista ela representa.

Esta teoria da matemática pode ser aplicada em diversos situações, incluindo a análise de ADN (Ácido Desoxirribonucleico). A Teoria dos Nós desempenha um papel importante na compreensão do funcionamento e replicação do ADN. Determinado tipo de enzimas cortam um filamento de ADN em um ponto, conduzindo uma outra parte do filamento através do espaço formado, e então, fecham o corte.

A Teoria dos Nós permite a análise da frequência com que as enzimas devem agir e, com isto, pode-se inferir o tempo necessário para que a enzima faça uma réplica completa. Este tipo de manipulação completa é importante em muitos processos celulares incluindo a reparação de ADN e a manipulação genética.

Este é um dos muitos exemplos onde as “ciências fundamentais” criaram “pontes” com as “ciências aplicadas” para atingiram o objectivo comum de contribuírem para o bem-estar do ser humano.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s