PARASITAS EM PEIXES (I)

Filo: PLATHELMINTHA

Classe: CESTODA

Ordem: TRYPANORHYNCHA Diesing, 1863

Família: TENTACULARIIDÆ Poche, 1926

Género: Heteronybelinia Palm, 1999

Espécie: Heteronybelinia yamagutii Dolfus,1960

  • Posição Sistemática [Integrated Taxonomic System, 2007]

A grande maioria dos Céstodes que parasitam os peixes pertence aos EUCESTODA. Estes apresentam um verdadeiro escólex. As formas adultas dos EUCESTODA habitam o tracto digestivo sendo endoparasitas, de corpo alongado, do lúmen intestinal ou cecos pilóricos [Eiras, J. C., et al, 2000; Rhode, K., 2005]. Os Céstodes não apresentam sistema digestivo e sobrevivem no hospedeiro, pela absorção dos nutrientes através de uma camada exterior e especializada existente no corpo do parasita [Rhode, K., 2005].

O corpo é tipicamente alongado e em forma de fita, dividido em vários segmentos, denominados proglótis, sendo estes parasitas hermafroditas. Devido a esta segmentação do corpo os EUCESTODA são designados polizóicos [Eiras, J. C., 1994; Rhode, K., 2005].

Fig. 1 – Estado larvar de Heteronybelinia yamagutii, com os tentáculos invertidos.
Fig. 1 – Estado larvar de Heteronybelinia yamagutii, com os tentáculos invertidos.

O escólex, localizado anteriormente, é de manifesta importância na identificação dos exemplares. É uma formação mais ou menos globosa e dilatada onde se localizam os órgãos de fixação, com estrutura e complexidade variáveis. O escólex está dividido em várias partes taxonómicas consideradas muito importantes: a parte botrial (pbo), que é a região coberta pelas bótrias; a parte vaginal (pv), região que possui as bolsas tentaculares; a parte bulbosa (pb) que é a porção com os bolbos musculares e a parte pós-bulbosa (ppb), que é a parte do escólex posterior aos bolbos.

A sua forma, estrutura, presença ou ausência de espinhos, dimensão, presença de ventosas, bótrias, botrídeas e tentáculos são características consideradas muito importantes nestes animais no que respeita à sua identificação [Eiras, J. C., et al, 2000; Palm, H. W., 2004].

            Dentro dos EUCESTODA existem onze ordens. Uma tem particular interesse, pois dela fazem parte os indivíduos parasitas encontrados encapsulados no exterior do estômago do hospedeiro (o peixe-espada preto): TRYPANORHYNCHA.

            A ordem TRYPANORHYNCHA Diesing, 1863, é uma das mais amplamente distribuídas. A ela pertence a espécie Heteronybelinia yamagutii Dolfus, 1960. Os TRYPANORHYNCHA adultos ocorrem possuem um excólex que caracteristicamente apresenta tentáculos, existindo uma zona de crescimento e um estróbilo com muitos segmentos (proglótis) [Palm, H. W., 2004].

Estes exemplares apresentam uma tonalidade clara, observáveis a olho nu e possuíam um escólex compacto com quatro bótrias triangulares. Os tentáculos são longos, mais largos em diâmetro na zona basal e diminuindo progressivamente o diâmetro à medida que nos aproximamos da zona apical. Nestes exemplares, eles encontravam-se invertidos. Os bolbos musculares apresentavam uma forma alongada e ocupavam praticamente o resto do corpo do parasita, abaixo das bótrias. Na extremidade posterior os exemplares de H. yamagutii ostentavam uma estrutura similar a uma ventosa.

Fig. 2 – Estado larvar de Heteronybelinia yamagutii, com os tentáculos invertidos.
Fig. 2 – Estado larvar de Heteronybelinia yamagutii, com os tentáculos invertidos.

A Ciência do Leitor Luís M. Guapo Murta Gomes

Luís Miguel Guapo Murta Gomes é licenciado pré-Bolonha, em Biologia (Ramo Científico-Tecnológico em Biologia Animal Aplicada) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Pós-
-Graduado  em Ciências da Informação e da Documentação, variante Arquivos, pela Universidade Fernando Pessoa (Porto).

Neste momento é autor de 2 livros:
–  Santo Estevam de Fayoens um morgadio flaviense

– A Empresa de Viação Murta

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s