Plantas Carnívoras (I)

As plantas carnívoras estão no imaginário de muitos fãs de ficção científica, particularmente daqueles que são apaixonados pela “Viagem ao centro da Terra” de Júlio Verne. Mas o nosso imaginário não podia ser mais longínquo da realidade.

Image

Nesta obra Júlio Verne descreve-as como gigantescas plantas devoradoras de homens e animais de grande porte. No entanto, as plantas carnívoras são pequenas, delicadas e com uma beleza (exótica) invulgar.

As plantas carnívoras, são assim chamadas porque conseguem alimentar-se de pequenos animais, essencialmente insectos. E isto acontece porque os animais são ricos em aminoácidos e estas plantas não conseguem fixar o azoto atmosférico. Assim, utilizam os insectos para se alimentarem dos aminoácidos obtidos por digestão das proteínas, ricas em azoto. A estratégia comum a todas as carnívoras é a utilização de enzimas digestivas exógenas que lançam para o animal.

Estas espécies de plantas vivem em solos pobres e encharcados, com pouca quantidade de nitratos que são essenciais para síntese de clorofila. A falta de nutrientes, principalmente do azoto é uma factor crítico que limita o crescimento das plantas e as carnívoras adaptaram- se no sentido de desenvolveram métodos para digerir animais e utilizarem suas proteínas ricas em azoto.

Image

Existem mais de 500 espécies de plantas carnívoras distribuídas no mundo todo com exceção da Antártida. São encontradas em diferentes regiões desde áreas quentes e florestas tropicais húmidas, e até mesmo nas tundras geladas da Sibéria. Em Portugal existem documentadas cerca de oito espécies de plantas carnívoras.

Proximamente iremos descrever as principais espécies de carnívoras autóctones com base nas suas estratégias de captura e digestão.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s