Três apontamentos sobre o clima

1_ A imagem Global

A Terra formou-se há cerca de 4600 milhões de anos, mas existem poucos indícios de mudanças em quase 90% do tempo de vida do nosso planeta. Durante o longo período sem vida antes do aparecimento das algas – as primeiras formas primitivas de vida – há cerca de 3500 milhões de anos, os gases produzidos pelas erupções vulcânicas provavelmente acumularam-se para formar a atmosfera e os oceanos que permitem a existência de vida na Terra. Enormes quantidades de poeira vulcânica foram lançadas para o ar e refletiram a energia do Sol, permitindo assim que o planeta arrefecesse: outra contribuição para um ambiente propício à vida na Terra. Algures no tempo, entre 2700 e 1800 milhões de anos, os glaciares e os campos de gelo foram muito espelhados. Desde então, o clima da Terra tem aquecido e arrefecido por longos períodos.

 

2_ Mudança a longo prazo

Muito antes de as pessoas se mostrarem preocupadas com o efeito de estufa acentuado sobre o clima atual em mudança, os cientistas já tinham a percepção de que houvera uma série de mudanças climáticas nos 4600 milhões de anos da história da Terra. Estas mudanças a longo prazo foram causadas por uma teia complexa de forças, incluindo as circulações de ar, água, massas terrestres e a própria Terra. O Sol fornece a energia que impulsiona os nossos sistemas atmosféricos, por isso as modificações de energia solar recebida têm causado efeitos assinaláveis no clima da Terra. Há inúmeras razões para justificar o porquê de a energia solar recebida à superfície da Terra poder mudar. Uma colisão de meteoritos, grande, seria capaz de produzir uma nuvem gigantesca de poeira que poderia circundar a Terra, bloquear o Sol e dar origem a um período extenso de arrefecimento. A colisão com um cometa, ou até mesmo um encontro próximo, poderia produzir uma diferença assinalável na quantidade de energia solar que chega à atmosfera terrestre. Evidências geológicas indicam que houve cinco extinções maciças da fauna e da flora, que podem ter ocorrido devido a mudança climáticas acentuadas.

 

3_ As forças globais em ação

De todas as forças que afetam a mudança climática a longo prazo, as mais influentes são o Sol e os oceanos. Na década de 1930, um geólogo jugoslavo Milutin Milankovitch, descobriu que as variações periódicas na maneira como a Terra orbita em torno do Sol alteram a exposição à radiação solar. A análise dos sedimentos dos fundos oceânicos têm revelado indícios de que esses ciclos se repetem em períodos de 19 000, 23 000, 100 000 e 433 000 anos. As mudanças nos padrões de circulação dos oceanos podem ter contribuído para as idades do gelo. Até o processo inexorável da deriva continental, com as suas massas terrestres em movimento, alterou o clima da Terra.

A Teoria de Milankovitch associa as flutuações das idades do gelo a três variações na posição da Terra em relação ao Sol. Estas três alterações periódicas na trajetória da Terra em torno do Sol resultam da variação, entre 22º e 24,5º, na inclinação do eixo da Terra a cada 41 000 anos, e da oscilação, como um giroscópio, do eixo da Terra. Estas variações provocam mudanças de radiação até um máximo de 15% nas latitudes elevadas, alterações que influenciam a expansão e a fusão das camadas de gelo polar. Embora esta hipótese tenha sido recebida com ceticismo, atualmente é suportada por uma quantidade cada vez maior de evidências científicas.

 

Em jeito de conclusão, podemos concluir que o clima da Terra tem vindo a mudar ao longo da história do nosso planeta. Muitas dessas flutuações são padrões passageiros, mas os movimentos do ar, água e massas continentais contribuem para a mudança a prazo alongado. O impacte humano também é significativo: sempre que alteramos o ecossistema da Terra, os efeitos podem ser dramáticos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s