ANO INTERNACIONAL DA CRISTALOGRAFIA – 2014

Embora já estejamos em Abril, penso que ainda vamos a tempo de falar do Ano Internacional da Cristalografia, designado pelas Nações Unidas.

CRISTALOGRAFIA

 

A cristalografia é a ciência que estuda as estruturas cristalinas; procura entender de que modos os átomos se distribuem nos sólidos.

Um sólido cristalino: imagem de resolução atómica de um titanato de estrôncio. Os átomos mais brilhantes são do elemento Sr, as mais escuras de Ti. Retirado daqui.

Um sólido cristalino: imagem de resolução atómica de um titanato de estrôncio. Os átomos mais brilhantes são do elemento Sr, as mais escuras de Ti. Retirado daqui.

Embora a Cristalografia seja fundamental  em todas os ramos das Ciências, a sua existência e a sua importância são relativamente desconhecidas do grande público, daí que as Nações Unidas tenham designado este ano como o ano internacional pelas Nações Unidas.

A celebração dos 100 anos da entrega do prémio Nobel a Max von Laue “pela descoberta da difracção dos Raios X  de cristais” foi outro pretexto.

Para além de Max von Laue , William Lawrence Bragg e William Henry Bragg ajudaram a desenvolver a Cristalografia moderna, visto que os dois Bragg conseguiram demonstrar que a difracção de raio X podia ser usada para determinar a posição dos átomos num cristal.Vejam aqui o vídeo

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s