Existem ainda elementos sem nome oficial

Já vimos aqui como os os elementos obtiveram o seu nome. No entanto ainda há alguns elementos que ainda não tem nome.  É o caso do elemento 117 (Ununséptio), que foi confirmado recentemente. Existe ainda o elemento 118, que já foi descoberto, mas ainda não foi confirmado por um grupo independente.

O Livermório (Lv) e o Fleróvio (Fl) foram os últimos elementos a terem um nome oficial.  Os nomes Livermório e Fleróvio foram dados em homenagem, respectivamente, ao Laboratório Nacional Livermore (nos Estados Unidos) da América e ao Laboratório Flerov da Rússia.

new-element-names
Imagem retirada daqui.

 

Sobre o elemento Ununséptio: foi descoberto em 2010  na Rússia (conseguiram produzir 6 átomos), mas só agora confirmado com a produção de 4 átomos num laboratório diferente e por outros cientistas  (Universidade Johannes Gutenberg em Mainz, na Alemanha).

A produção destes 4 átomos começou nos EUA, no Laboratório Nacional de Oak Ridge; foram produzidos- processo que demorou 18 meses – 13 miligramas de Berkélio-249 puro. Este elemento é instável – ao fim de 330 dias a sua quantidade é reduzida para metade.

mapa

O Berkélio-249  foi então enviado para a Universidade Johannes Gutenberg, na Alemanha, e bombardeado com núcleos de cálcio (número atómico 20) para produzir os tais 4 átomos de Ununséptio.

Pelos vistos, tenho que actualizar a minha caneca com a tabela periódica que comprei em 2000. Desde esse ano, novos elementos apareceram.

2014-05-07 16.31.59

Anúncios

Um pensamento em “Existem ainda elementos sem nome oficial”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s