Papaformigas

Atenção, este texto não é sobre o Papa-formigas:

transferir

Este texto é sobre o Papaformigas.com.- o motor de busca de cientistas portugueses:

Papaform50

Porque trago isto aqui?

Porque no livro Redes Sociais de Cientistas, são mencionadas algumas redes sociais específicas para cientistas: GoogleScholar, academia.edu (de 2008) e do Researchgate (também de 2008). Mas, esqueceram-se de falar do Papaformigas.com que apareceu há cerca de 10 anos (em 2005).

Vou ser sincero: eu próprio desconhecia esta plataforma até a ter descoberto, recentemente, numa das minhas pesquisas “para descobrir o fim da internet”. E descobri ainda – para grande surpresa – que esta plataforma foi criada por um colega e amigo, o Tiago Carvalho que, na altura, estava a fazer doutoramento em Neurociências na UCLA, em Los Angeles, nos Estados Unidos.  Aqui está o perfil dele na altura.

Há mais de dez anos atrás – relembro que não havia o Researchgate, nem o academia.edu (e o próprio facebook, estava a aparecer) – o Tiago tentou responder a esta pergunta:

Porquê um motor de busca de cientistas portugueses?

Apesar de ainda haver muito para fazer, a verdade é que Portugal está a fazer um investimento considerável na formação avançada de recursos humanos. Este esforço, que já começou há alguns anos, está a ter como resultado a formação de uma verdadeira rede de académicos portugueses espalhados pelos quatro cantos do mundo e inseridos nas melhores universidades. Muitas destas pessoas reconhecem o apoio que lhes foi dado e estão dispostas e interessadas em manter a ligação a Portugal, partilhando todo o conhecimento que até ao momento adquiriram. O Papaformigas.com é apenas uma ferramenta que tenta servir de interface desta rede. Este site é gratuito e foi desenhado para ser o mais funcional e simples possível.

O Tiago, como não gosta de estar parado e adora Portugal, decidiu voltar e criar o seu próprio emprego – criou a empresa LabOrders. Podem ver aqui o perfil dele.

logo300px

A Laborders é uma plataforma online de gestão de encomendas de material de laboratório que, num único sítio, reúne fornecedores e cientistas; elimina grande parte das burocracias normalmente inerentes ao processo de aquisição de bens e consumíveis de laboratório e permite que os investigadores disponham de mais tempo para se dedicarem ao que é realmente importante: a Ciência.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s