A água arde?

A água arde?

Não, mas é possível criar a ilusão e de uma maneira muito simples! Basta utilizar líquido inflamável que seja imiscível com a água. Se repararem bem, o matraz, antes de ser enchido com água, já continha um líquido – neste caso o hexano. Tentem observar as duas fases no vídeo.

Como a água é mais densa que o hexano e não se mistura com este, o hexano vem para a superfície ficando em contato com o oxigénio do ar necessário para haver o fogo. Enquanto houver hexano (combustível), a chamar irá arder.

Para podermos apagar o fogo, não adianta usar água, visto que ela irá para baixo e o hexano irá continuar em contato com o ar; temos que esperar que o hexano (combustível) termine ou eliminar o oxigénio. Atenção: se houver possibilidade do oxigénio entrar, a chama irá arranjar maneira de continuar a arder.

Vejam o vídeo e, mais uma vez, procurem as duas fases: hexano (em cima) e água (em baixo).

Este vídeo foi feito na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto com a ajuda do Rui Farinha da Área de Apoio ao Ensino, Investigação e Prestação de Serviços – Serviços de Informática e de Apoio TI da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto.

 

Anúncios

1 comentário a “A água arde?”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s