A água arde?

A água arde?

Não, mas é possível criar a ilusão e de uma maneira muito simples! Basta utilizar líquido inflamável que seja imiscível com a água. Se repararem bem, o matraz, antes de ser enchido com água, já continha um líquido – neste caso o hexano. Tentem observar as duas fases no vídeo.

Como a água é mais densa que o hexano e não se mistura com este, o hexano vem para a superfície ficando em contato com o oxigénio do ar necessário para haver o fogo. Enquanto houver hexano (combustível), a chamar irá arder.

Para podermos apagar o fogo, não adianta usar água, visto que ela irá para baixo e o hexano irá continuar em contato com o ar; temos que esperar que o hexano (combustível) termine ou eliminar o oxigénio. Atenção: se houver possibilidade do oxigénio entrar, a chama irá arranjar maneira de continuar a arder.

Vejam o vídeo e, mais uma vez, procurem as duas fases: hexano (em cima) e água (em baixo).

Este vídeo foi feito na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto com a ajuda do Rui Farinha da Área de Apoio ao Ensino, Investigação e Prestação de Serviços – Serviços de Informática e de Apoio TI da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto.

 

Anúncios

Um pensamento em “A água arde?”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s