OLIVEIRA, AZEITE E ÁGUAS RESIDUAIS – Parte II

A AZEITONA

A azeitona é o fruto da oliveira. É uma drupa que pode ser ovóide, oblonga ou subglobosa. A drupa é um fruto carnudo em que o endocarpo e mesocarpo estão endurecidos, formando desta forma um caroço lenhoso ou ósseo onde fica incluída a semente.

É um fruto originariamente verde, que com a maturação atinge uma coloração púrpura ou negra. Possui em média uma massa compreendida entre 1,5 e 12 g, sendo que estes valores dependem, também, da variedade de azeitona considerada.

A polpa do fruto, que é a parte carnuda, compreende os [70 – 80] % do fruto. A azeitona possui uma quantidade média em azeite de cerca de 20% do seu peso fresco, dependendo também esta percentagem da variedade da azeitona.

Figura 1. – A azeitona.
Figura 1. – A azeitona.

O AZEITE

O azeite é a gordura natural da azeitona. É o azeite que funciona como substância de reserva da azeitona e que vai contribuir para a propagação da espécie. É precisamente o azeite, graças à sua composição química que vai assegurar a germinação da azeitona para dar origem a uma nova planta.

Em média uma oliveira produz cerca de 20 kg de azeitonas correspondendo cerca de 5 a 6 kg de azeitona a 1 L de azeite.

O azeite é obtido por processos mecânicos e físicos em condições de temperatura que não alterem a sua qualidade e a sua composição.

Azeite
Figura 2. – Diagrama de extracção de azeite.

De uma forma sequencial, os processos para a obtenção de azeite são os ilustrados na Figura 2. (vide OLIVEIRA, AZEITE E ÁGUAS RESIDUAIS – Parte III – em preparação).

A Ciência do Leitor Luís M. Guapo Murta Gomes.

Luís Miguel Guapo Murta Gomes é genealogista, licenciado pré-Bolonha, em Biologia (Ramo Científico-Tecnológico em Biologia Animal Aplicada) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Pós- -Graduado em Ciências da Informação e da Documentação, variante Arquivos, pela Universidade Fernando Pessoa (Porto).

Neste momento é autor de 2 livros:

– Santo Estevam de Fayoens um morgadio flaviense

– A Empresa de Viação Murta

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s