Clima@EduMedia: Educar para a ciência através dos média

Existe um novo projeto que quer levar as alterações climáticas às escolas do nosso país.

Chama-se Clima@EduMedia, é desenvolvido pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e assume a missão de apoiar a educação nacional na área das mudanças climáticas, através do uso dos média.

O Clima@EduMedia insere-se no programa AdaPT – Adaptando Portugal às Alterações Climáticas e está a desenvolver um conjunto de ações com o objetivo de consciencializar a comunidade educativa – principalmente as cerca de 30 escolas portuguesas que entraram no projeto – para a importância da adoção de medidas de adaptação e de mitigação das alterações climáticas.

Entre março e junho deste ano, a equipa do Clima@EduMedia percorreu 31 escolas de Portugal Continental, para ensinar os alunos a produzirem conteúdos mediáticos sobre mudanças climáticas. A ação envolveu mais de 500 alunos, 80 professores e 55 especialistas em alterações climáticas, que se mostraram disponíveis para colaborar com o trabalho dos estudantes.

Uma outra ação consiste no lançamento do MOOC (Massive Online Open Course) intitulado “As alterações climáticas nos média escolares”, que inicia a 5 de outubro de 2015, na plataforma Miríada X. Trata-se de um curso online, gratuito, aberto a qualquer cidadão que queira inscrever-se e que comporta a vantagem de permitir ao formando a gestão do número de horas que dedica ao estudo.

Este MOOC é sobretudo dirigido aos professores das áreas ciências e aos responsáveis pelos média escolares, mas toda a comunidade educativa é chamada a participar.

Dentro das ações do Clima@EduMedia, existe ainda um concurso dirigido às escolas que participam no projeto, que tem em vista atribuir três prémios monetários às instituições que apresentarem as melhores propostas de medidas de adaptação e de mitigação para as suas escolas.

O Clima@EduMedia está integrado no Programa AdaPT, gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente, IP (APA, IP), enquanto gestora do Fundo Português de Carbono (FPC), e é cofinanciado a 85% pelo EEA Grants e a 15% pelo FPC.

Sem dúvida, um projeto a conhecer…

A Ciência do Leitor Diana Seabra

Colaboradora do Projeto Clima@EduMedia

Anúncios

1 comentário a “Clima@EduMedia: Educar para a ciência através dos média”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s