Os buracos negros e a branca de neve

Mas será que a Terra poderia vir a tornar-se num buraco negro? Para respondermos de forma afirmativa a esta questão seria necessário comprimir a Terra, reduzindo o seu raio a um comprimento de 1 cm, conduzindo a valores de densidade extremamente elevados. Com a diminuição do raio terrestre, a velocidade de escape adquiria valores iguais ao da velocidade da luz. Nesta situação extrema, nada se poderia “soltar” da Terra, nem mesmo a luz, pelo que o nosso planeta seria invisível a observadores exteriores. 

Mas que astros possuem valores de densidade tão elevados? Durante a vida de uma estrela, este corpo celeste passa por diversas etapas. Na fase final da sua vida, uma estrela com uma massa trinta vezes superior ao sol comprime-se, devido à acção da força de atracção gravitacional. Este colapso da estrela, faz com que a velocidade de escape vá aumentando de forma que a radiação luminosa por ela irradiada seja progressivamente encurvada até acabar por ser forçada a regressar à sua origem. Embora a estrela não tenha acabado completamente a sua vida, deixa de ser visível. 

Apesar de não ser possível observar directamente um buraco negro sabemos da sua existência devido à influência que ele exerce sobre o comportamento dos astros que se encontram próximo dele. 

Uma vez que nenhum sinal, nenhuma informação pode chegar do interior do buraco negro até nós, este constitui uma região isolada e incomunicável em relação ao universo em que nos encontramos. 

Retomando a visão cinematográfica da astronomia pode afirmar-se que filmes como “Missão em Marte” estão para as viagens espaciais, assim como “Branca de Neve”, de João César das Neves, está para os buracos negros.

Advertisements

1 comentário a “Os buracos negros e a branca de neve”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s