Uma outra Química # 2 Sérgio Seixas de Melo

A segunda entrevista que trago (Uma outra QuímicaAlém da óbvia, existirá outra química que a complementa, nem que seja pela atracão ou pela reação às coisas mais prosaicas e mundanas da vida)  é a que foi realizada ao Professor Sérgio Seixas de Melo, Professor Associado da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra.

Para aguçar a curiosidade, deixo aqui apenas uma das perguntas e a sua respetiva resposta; o resto da entrevista poderão ver aqui.

Entre a multiplicidade de tarefas que necessita de fazer no dia-a-dia qual é aquela em que sente que o processo de transferência de energia para a realizar é o mais eficiente? E o menos eficiente?

Hum, isto de Transferência de Energia leva-nos a outras transferências: de protão ou de eletrão. Na multiplicidade de modos de desativação do estado excitado que é o dia- -a-dia, todas são efetuadas com perda de energia não radiativa (escura!). Aquele em que o processo de TE é mais eficiente é aquele que se prende com as solicitações da FCTUC, SPQ e aulas. Tantos emails (e o que eles contêm!) por dia. E se não houvesse email? Como era mesmo há 20 anos atrás? Lembram-se?

Anúncios

Um pensamento em “Uma outra Química # 2 Sérgio Seixas de Melo”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s