Barco Flutuante

A experiência desta semana prova que é efetivamente possível flutuar no ar…

Flutuar no ar é possível com o recurso a um gás – o hexafluoreto de enxofre (SF6) –  este é um gás transparente, sem odor, não inflamável e quimicamente estável devido à existência de um átomo central de enxofre rodeado por seis átomos de flúor, logo, não reage com nenhum gás à temperatura ambiente.

O SF6 é frequentemente usado em equipamentos elétricos que são exportados ao longo de todo o Mundo, considerando a sua capacidade de isolamento elétrico.

Este tipo de gás é aproximadamente 6 vezes mais pesado do que ar, ou seja, concentra-se essencialmente no fundo de recipientes; este tipo de gás apenas é considerado perigoso quando existe muito baixa disponibilidade de oxigénio.

Aquilo que fizeram foi apena colocar o gás no fundo do recipiente e comprovar que o mesmo é mais denso do que o ar atmosférico através dos sucessivos “copos de gás” que colocaram sobre o mesmo.

Esta é mais uma experiência física divertida que nos leva a pensar o que os mágicos realmente utilizam para fazerem flutuar objetos e que a física é muito mais do que equações complicadas. Tudo pode ser muito mais divertido do que pensamos quando estamos num laboratório!

Quem sabe se este não é o truque usado pelos mágicos para fazer flutuar objetos…?!

Aproveitem o vídeo!!!

 

Advertisements

2 comentários a “Barco Flutuante”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s