garrafa de whoosh

Esta é uma das minhas reações químicas favoritas, considerando a forma como entretém miúdos e graúdos cada vez que a faço em público.

Esta experiência foi especialmente desenhada para estudantes de Química. Vamos ver o que envolve!

A experiência envolve:

– Uma garrafa de policarbonato grande: a forma mais fácil de arranjar uma é dos dispensadores de água; deve estar limpa e seca, mas pode demorar até vários dias a secar depois de estar vazia. É bastante importante que esteja completamente seca para que a experiência pode funcionar.

– Álcool: pode ser metanol, etanol, propano-1-ol ou propano-2-ol; um volume de pelo menos 40 cm3 é necessário. O álcool deve ser usado sem ser aquecido.

– Fósforos.

Colocarem a quantidade requerida de álcool na garrafa de policarbonato; fechar a garrafa e agitar. Ao agitar a garrafa, o álcool deve espalhar-se pelas paredes e o topo da garrafa, de tal modo que o álcool tenha tocado em todas as partes do interior da garrafa. É importante que o álcool dentro da garrafa seja agitado durante alguns minutos. Tirem o restante do álcool que sobra para um copo ou um gobelé.

Posteriormente, colocar a garrafa em uma superfície segura (se preparado devidamente e distante das outras coisas, o chão pode ser uma superfície segura!) e tirar a rolha. É importante limpar a parte de fora da garrafa com um pano seco, para ter a certeza de que todo o fogo criado fica dentro da garrafa e não há a possibilidade de sair.

Nesta altura, todas as pessoas estar afastadas e com uma proteção de olhos e apenas a pessoa responsável deve estar perto da garrafa; acendam um fósforo e coloquem dentro da garrafa e vejam o que acontece.

A pessoa responsável deve sair de perto da garrafa deve afastar-se assim que o fósforo é colocado na garrafa. É importante que se use uma pinça longa ou uma simples tenaz para segurar os fósforo; é importante manter o fogo afastado das nossas mãos o mais possível.

Uma forma de se ver melhor é fechar os estores e apagar as luzes e a chama ver-se-á bastante melhor. Uma outra forma de ver como a concentração dos produtos é importante, podem sempre colocar álcool com diferentes concentrações nas várias garrafas e verem como a chama é diferente.

Neste caso, a chama é usada para que as pessoas entendam quão poderosas são as reações químicas e a quantidade de energia que elas envolvem aquando da combustão de álcoois.

É importante saberem que esta não é uma das experiências que devam fazer por casa; em contrapartida, há imensos vídeos no Youtube por isso entretenham-se por lá e, por favor, não peguem o fogo a nada. 😊

Para os mais pequenos, podem pedir ao vosso professor(a) de ciências e/ou físico-química para fazerem isto na escola e com todas as condições de segurança. Se houverem professores de físico-química por aí, esta é uma ótima maneira de cativarem os vossos alunos. 😊

Enquanto não regressam às aulas, procurem whoosh bootle no Youtube e divirtam-se! Comecem pelo vídeo que está abaixo. 😊

No vídeo abaixo conseguem ver as diferenças na chama de acordo com as concentrações. Há ainda vídeos em slow motion da chama que é formada dentro da garrafa, que é apenas das coisas mais bonitas. 😊

Até lá!

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s