Campo elétrico

Olá a todos!

Não vos vejo por aqui há imenso tempo; por conta destes tempos conturbados e da quantidade de horas de trabalho que tenho feito como profissional de saúde.

Sabendo que estes tempos não são fáceis para todos nós, mas especialmente para as crianças; é difícil entretê-las por casa e procurar imensas atividades que os possam ajudar a aprender. Hoje, é justamente isso que vos trago; é divertido para as crianças e os que já percebem um pouco de ciências e estudo do meio adoram estas coisas.

Esta é uma experiência que podem fazer aí por casa e entretê-los durante algum tempo.

Ora, trata-se de física, claro está; mas toda a física pode ser divertida desde que escolhamos as experiências mais adequadas para mostrar aos mais novos e os motivar.

A experiência que vos trago hoje permite ver um campo elétrico e os seus efeitos (especialmente interessante se alguns dos pequenos aí por casa anda a estudar o assunto!) e só precisam de um candeeiro de eletricidade estática (quase todos nós temos um por casa e por si só já são divertidos) e uma lâmpada (verifiquem se a lâmpada não está fundida. Se estiver, a experiência não vai funcionar).

Vá, eu dou-vos algum tempo para irem buscar tudo.

Já foram? Estão de volta? Boa!

Liguem o candeeiro à tomada. Agora desliguem as luzes e tudo se vê bastante melhor! 😊

Divirtam-se a colocar as mãos no candeeiro: coloquem uma mão, várias mãos e vejam as diferenças.

Quando já se tiverem divertido o suficiente, vão buscar uma lâmpada e aproximem a parte de cima da lâmpada do candeeiro (tal como fizeram com as vossas mãos). O que é que acontece?

Viram? Viram? Viram que a lâmpada acendeu e não estava ligada a nada? A lâmpada apenas tocou ou estava próximo do candeeiro, mais nada! Tenham cuidado para não tocar no casquilho da lâmpada, depois de algum tempo acaba por ficar quente por isso cuidado com essas mãos!

Podem experimentar colocar a lâmpada em diferentes partes do candeeiro e ver como a intensidade da luz muda quando a afastam e aproximam.

Porquê é que isto acontece?

Ora vamos lá… O candeeiro de eletricidade estática funciona como uma bobina de Tesla. Estão a ver aquela bola bem no centro do candeeiro, de onde parecem que saem todos aqueles raios? Dentro dessa bola estão imensas bobinas pequenas; essas contêm eletrões que oscilam dentro das bobinas a uma frequência bastante elevada. Tal faz com que os átomos à volta das bobinas se mexam tanto que os seus eletrões se libertam.

Agora, estão a ver toda a parte do globo (quando o candeeiro está desligado, está completamente vazio) existe um vácuo parcial, ou seja, existem muito pouco ar nessa zona, o que faz com que seja mais fácil de vermos todos os raios elétricos assim que ligamos o candeeiro. Todos os raios que vemos estão a sair do candeeiro; isso acontece porque a intenção deles é chegar ao ar.

Quando tomos no candeeiro forma-se um fio de eletricidade desde o centro até à ponta do nosso dedo, nós funcionamos como condutores para que os eletrões possam ir desde o candeeiro até ao chão.

Quando aproximamos uma lâmpada do candeeiro, acontece o mesmo que com o nosso corpo, mas os efeitos são visíveis e por isso a lâmpada acende.

Divirtam-se por aí, enquanto se mantêm seguros por casa.

Depois digam-nos como correu. 😊

Até lá!

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s