Quais as razões que nos levam a gostar da Ciência?

Vou falar no meu caso, em particular.

Penso que sempre gostei da ciência, mas tenho que ser sincero: ver os episódios do MacGyver ajudou e muito a interessar-me pela ciência. Um episódio em particular fez-me  apaixonar pela Química. Refiro-me ao episódio em que o MacGyver usa chocolate para parar um derrame com ácido sulfúrico. Só consegui encontrar no youtube a versão em espanhol.

Nunca mais esqueci esse episódio, e sempre pensei que mal tivesse oportunidade iria fazer essa experiência e verificar se é possível parar um derrame de ácido sulfúrico com chocolate. Já trabalhei imensas vezes com ácido sulfúrico, no entanto sempre que tenho chocolates na mão opto por comê-los e não desperdiçá-los com ácido sulfúrico.

Felizmente existe um programa (MythBusters) no Discovery Chanel que desmistifica alguns dos mitos. Num desse programas eles fazem essa experiência. Vejam o vídeo para saberem o resultado.

http://dsc.discovery.com/tv-shows/mythbusters/videos/can-chocolate-stop-acid.htm

E a vocês, o que vos levou a gostar da ciência?

9 opiniões sobre “Quais as razões que nos levam a gostar da Ciência?”

  1. Também me lembro de ter sempre esse fascínio, desde a infância, pelos ‘truques’ científicos nos filmes, televisão e ficção científica. Mas o primeiro contacto com o pensamento científico, aquele deslumbramento pelo funcionamento das coisas, etc., tive ao ler o Sombras dos Antepassados Esquecidos. Não percebi metade, mas foi o primeiro de muitos livros com que ía tentando compensar a minha ignorância formativa (fui pela via das Humanidades).

  2. Quanto a livros, quando entrei na Faculdade, com aquela arrogância típica da juventude achei que devia ler apenas livros científicos e então comprei “E=MC² Uma biografia da equação que mudou o mundo e o que ela significa” e “Nem sempre a brincar Mr Feynman” e também não percebi nada.
    No entanto no livro do Feynman ficou-me uma coisa que me ajudou nos estudos e ainda uso no ensino. Ele dizia que via as equações com cores, cada parcela ou factor tinha uma cor, o que lhe facilitava a visualização e compreensão da equação.
    Quando acabei esses livros dediquei-me ao “Senhor dos Anéis” o que também não é fácil de compreensão com tantas personagens.

Deixe um comentário